#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


10 coisas que você deve parar de se preocupar agora


Se você quer uma vida mais tranquila, sem ansiedade, stress e depressão, não deixe de ver as 10 coisas que você deve parar de se preocupar agora mesmo.
Preocupação é um dos termos mais ouvidos nos dias de hoje. Em algumas ocasiões, a preocupação pode ser produtiva, nos ajudando a planejar e produzir ações para resolução dos nossos problemas ou para evitá-los.
Entretanto, as preocupações mais comuns são as improdutivas. Aquelas que vêm junto com pensamentos de “e se” ou “será que” e que não levam as pessoas a nenhuma ação prática ou concreta. São apenas divagações que não trazem soluções, mas podem trazer prejuízos sérios como insônia, ansiedade, medo, tensão muscular e até mesmo a depressão.
Por isso, para o bem da sua saúde emocional, veja esta lista de coisas que você deve parar de se preocupar o quanto antes.
1. Perfeição
Qual de nós não gosta de fazer alguma coisa sem cometer nenhum erro? Afinal, estamos sempre trabalhando para produzir o melhor possível, ou ser o melhor possível. Até aí tudo bem… Mas quando esse desejo se transforma em uma vontade de fazer tudo perfeito em todas as áreas de nossa vida, o tempo todo, ele ultrapassa a nossa capacidade humana. Se preocupar em fazer tudo de forma perfeita lhe impede de se adaptar às situações, gerando uma grande desvalorização pessoal e uma enorme ansiedade. Além disso, a sensação de que errar é imperdoável, o impedirá de fazer muitas coisas. Nessa hora lembre-se dos conselhos dos nossos avós: “O feito é melhor que o perfeito.”
2. Opinião de outras pessoas
Não tenha a pretensão de ser o que as pessoas esperam que você seja. As pessoas não são iguais, cada ser humano tem necessidades, desejos e pensamentos diferentes. Com algumas pessoas teremos muitas afinidades, com outras não teremos. Agora, se você se preocupar com tudo o que os outros pensam ao seu respeito, você acabará ficando sem identidade.
3. Controle de tudo
Planejar e organizar nossa vida e nossas coisas é muito importante para que a gente saiba o rumo que estamos seguindo. Entretanto, a vida não é estática e as vezes é necessário refazer nossos planos para adaptar aos acontecimentos. Não se preocupe se não sair tudo como planejado, a vida pede flexibilidade.
4. Situações que fogem ao nosso controle
Ainda me lembro quando eu era criança e vi uma reportagem de que um cometa cairia em Júpiter. Perdi noites de sono, com medo de que o cometa mudasse a rota e colidisse com a Terra, era uma preocupação desnecessária, pois ainda que ele viesse para a Terra, o que era impossível, eu nada poderia fazer para mudar a situação. Claro que essa situação vai assustar só as crianças, mas muitas vezes, agimos como uma, perdendo sono com preocupações que não podemos fazer nada para alterar. Preocupações como essa, seja em relação à crise financeira, ao aumento do desemprego, nos deixam ansiosos, angustiados e nos impede de fazer o que realmente precisa ser feito: aprender com a situação e traçar planos para que o impacto do mundo exterior em nossa vida seja o menor possível.
5. Fatos que não aconteceram
Muitas vezes, ao imaginar coisas que podem ou não acontecer entramos em um processo de ansiedade que nos tira o sono – preocupação em perder o emprego, do casamento acabar, de ter uma doença séria – são situações hipotéticas, mas só de pensar nelas entramos em um processo de sofrimento, como se elas tivessem acontecido.
6. Situações que já passaram
Muitas vezes passamos por momentos difíceis e traumáticos e, após a sua superação, ao invés de focar apenas no aprendizado que tivemos, ficamos remoendo a situação e nos preocupando se ela pode acontecer de novo. Essa atitude deve ser evitada a qualquer custo. Claro que devemos aprender com a situação e ver se podemos tomar atitudes para evitar que o fato ocorra novamente, mas feito isso, devemos nos libertar da preocupação, caso contrário, viveremos a cada dia um pouco do sofrimento que ela nos causa.
7. Ter reconhecimento
Todo mundo gosta de ter seu esforço reconhecido, mas nem sempre, por mais que você faça tudo corretamente, as pessoas vão reconhecer seu esforço. Se você ficar preocupado com o reconhecimento dos outros, você se sentirá desvalorizado. O importante é você ter consciência que você fez o seu melhor. Assim, independente de qualquer outro fator, você se sentirá feliz consigo mesmo.
8. Agradar a todo mundo
Não se cobre tanto assim. Como já conversamos acima, as pessoas são diferentes, tem gostos, ideias, pensamentos e desejos diversos. É impossível agradar todos ao mesmo tempo. Sendo assim, se quer se preocupar em agradar alguém, preocupe em agradar a você mesmo.
9. A vida de outras pessoas
Assim como não devemos nos preocupar com o que os outros pensam de nós, não devemos nos preocupar com a vida de outras pessoas. Cada um sabe de suas responsabilidades e necessidades.
10. O envelhecimento
Várias pessoas se preocupam com o envelhecimento, seja por não querer aparentar a idade que tem ou por medo de ter muitas limitações. Fato é que ninguém quer morrer cedo. Por isso, devemos sim, cuidar de nós mesmos, para que o envelhecimento venha com saúde, mas não devemos preocupar com o que não podemos mudar, até porque o excesso de preocupação pode lhe render algumas ruguinhas no futuro.
O importante é saber diferenciar as preocupações produtivas, que podem melhorar o nosso dia a dia, das preocupações improdutivas, que só nos trazem prejuízos. Como dizia Chico Xavier: “Não sobrecarregue os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria.”

Fonte: Familia.com.br


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®