#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Criando mala direta


A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos.

O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do número de destinatários ao qual a mesma será remetida. O Word nos oferece um recurso que facilita bastante a execução de uma tarefa que antes, demandava muito tempo.

Por exemplo, vamos imaginar uma empresa que tenha que mandar uma correspondência sobre uma promoção a mais ou menos 2000 clientes. É claro que cada um deles possui dados pessoais diferenciados (nome, endereço, etc.). O Word permite que isso seja feito de uma maneira mais simples do que poderíamos pensar.

Para isso, precisamos criar dois arquivos: o documento principal que contém o texto a ser enviado com todas as formatações desejadas, juntamente com os campos (região que o Word cria para receber os dados a serem alterados) e um arquivo de dados (conteúdo dos campos) que mudarão de cliente para cliente.

Para servir como base de informações da nossa mala direta, crie no Microsoft Word uma tabela dividida em 3 colunas e 5 colunas contendo as respectivas descrições:

NOME, CARGO E SALÁRIO (preencha com dados onde deve estabelecer o número de linhas de acordo com o número de informações) , salve o documento com o nome de Contatos.doc e o feche em seguida).

Para criar a tabela:

Acione o Menu Inserir através da tecla Alt, desloque a seta para a direita até o menu inserir. Movimente a seta para baixo e, em seguida, pressione o tab até tabelas. Tecle enter, em seguida escolha com as setas o número de colunas: 3 e de linhas 5 e finalize com enter.

Observação: A tabela deverá ser criada na primeira linha, pois caso haja uma linha em branco (ou seja, um enter) acima você não conseguirá concluir a mala direta.

Documento Padrão:

Agora vamos criar o documento padrão para a composição da nossa mala direta.

Para tanto, abra um novo documento no Word, digite a carta abaixo considerando inclusive as informações descritas:

Digite o local e a data (tecle 4 vezes o Enter).

At.: Sr (a) NOME (tecle 4 vezes o Enter)

Ref.: Promoção (tecle 4 vezes o Enter)

Informamos que a vossa promoção para o cargo de CARGO foi aprovada pela nossa Diretoria Executiva, sendo o vosso salário reajustado para o valor de R$ SALÁRIO (tecle 3 vezes o Enter)

Atenciosamente (tecle 4 vezes o Enter)

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Após concluir a edição da carta acima, aplique as formatações que julgar necessárias e em seguida, salve o documento com o nome de Carta.doc.

Agora que possuímos uma base de informações e um modelo de documento principal, para fins didáticos, vamos dividir a criação da mala direta em quatro etapas.

1. Configurando o documento principal:

Acesse a guia das faixas de opções, pressionando a tecla Alt, movimente a seta para a direita até o menu Correspondências. Em seguida, tecle seta para baixo e, depois pressione Tab até a opção de Iniciar mala direta, , em seguida tecle Enter.

Selecione com o uso das setas a opção Cartas e tecle Enter para confirmar.

2. Selecionando a base de informações:

Acesse a guia das faixas de opções, pressionando a tecla Alt, movimente a seta para a direita até o menu Correspondências. Em seguida, tecle seta para baixo e, depois pressione Tab até a opção de Selecionar destinatários, , em seguida tecle Enter. Em seguida, tecle seta para baixo e escolha Usar uma lista existente e tecle Enter. Na próxima janela, escolha a fonte de dados, digite o caminho para abrir arquivo Contatos.doc e tecle Enter para confirmar.

3- Atribuindo campos ou valores ao documento principal da mala direta:

Através do comando localizar Atalho Ctrl L, localize no documento principal (Carta) o campo desejado, exemplo: digite NOME, tecle enter, em seguida Esc para fechar o menu localizar, verifique a palavra selecionada, no caso NOME.

Acesse a guia das faixas de opções, pressionando a tecla Alt, movimente a seta para a direita até o menu Correspondências. Em seguida, tecle seta para baixo e, depois pressione Tab até a opção de Inserir campos de mesclagem e tecle Enter.

Com o uso das setas selecione o campo desejado, no caso NOME.

Pressione Tab até o botão Inserir, tecle Enter para confirmar e Esc para retornar à área de edição do documento.

Execute os passos descritos acima também para os campos CARGO e SALÁRIO e em seguida, salve as alterações feitas no arquivo.

4. Gerando a mala direta:

Acesse a guia das faixas de opções, pressionando a tecla Alt, movimente a seta para a direita até o menu Correspondências. Em seguida, tecle seta para baixo e, depois pressione Tab até a opção de Concluir e Mesclar, , em seguida tecle Enter. Desloque com as setas até a opção Documentos Individuais e tecle Enter. e.

No controle apresentado, selecione uma entre as opções Todos (exibe todos os registros), Registro atual (exibe o registro selecionado) e De (você precisará informar um intervalo indicando valores para os campos "De" e "Até").

Pressione Enter no botão OK para concluir. Por fim, as cartas serão exibidas em um novo arquivo onde você poderá imprimi-lo ou salvá-lo para uma futura impressão.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®