#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Como usar o Bard, de forma fácil


Atualmente, após um desenvolvimento muito acelerado, o "bard", inteligência artificial do Dr. Google, pode considerar-se uma das IAs mais completas e com maior facilidade de uso entre todas aquelas que já testei e que são grátis.
Mas, mesmo assim, haverá, certamente, quem não utilize esta extraordinária ferramenta, devido a variadíssimos motivos.
Por isso, tentando ser útil e divulgar um instrumento que, inevitavelmente, vai fazer parte do nosso quotidiano, resolvi elaborar este tutorial.
1. Vamos criar um atalho para o bard:
1.1. abram qualquer pasta ao vosso gosto, pois ela destina-se apenas a ser um suporte momentâneo;
1.2. uma vez na pasta, pressionem a tecla "alt" e, depois, a tecla "enter".
1.3. seguidamente, com a "seta para baixo", selecionem a opção "atalho" e pressionem a tecla "enter", em cima dessa opção.
1.4. vão ficar numa caixa de edição, para onde devem copiar o seguinte endereço:
https://bard.google.com/
1.5. Depois de terem copiado o endereço do ponto anterior, pressionem "enter" e escrevam o nome do atalho, que deverá ser bard (pode ser qualquer outro, à vossa escolha).
1.6. para terminar esta tarefa, voltem a pressionar "enter", depois de terem escrito o nome.
1.7. Agora, com o cursor em cima do nome do atalho que criaram, pressionem as teclas "ctrl+x", para retirarem o atalho da pasta onde o criaram.
1.8. vão para a "área de trabalho" e colem o atalho, pressionando "ctrl+v".
1.9. Se tiverem feito tudo como indicado, ao pressionarem a tecla "enter", com o cursor em cima do nome do vosso atalho, deverão entrar no bard.
1.10. Mas para que as coisas fiquem ainda melhor, vamos criar uma "tecla de atalho" para o vosso atalho, a qual irá permitir que entrem no bard, a partir de qualquer lugar, dentro do vosso computador.
1.11. na "área de trabalho", com o cursor em cima do nome do vosso atalho, pressionem as teclas "alt+Enter", para entrarem nas propriedades.
1.12. agora pressionem uma vez a tecla "tab" e deverão ficar numa caixa de edição, que vos diz "tecla de atalho".
1.13. Nessa caixa de edição, pressionem, por exemplo, "ctrl+shift+b" (podem escolher qualquer outro atalho, a vossa escolha, desde que não esteja já em uso).
1.14. Pressionem a tecla "tab", até chegarem a "ok", e confirmem o vosso trabalho, pressionando a tecla "enter".
1.15. daqui em diante, se tiverem feito tudinho bem, a partir de qualquer lugar, dentro do vosso computador, poderão abrir o bard pressionando, apenas a tecla de atalho que anteriormente criaram.
2. Uso simples do bard:
2.1. ao ativarem o vosso atalho, seja através da tecla de atalho, a partir de qualquer parte do vosso computador, seja ativando-o, na "área de trabalho", entrarão no bard.
2.2. ao entrarem no bard, depois de escutarem o nome do vosso navegador, também ouvirão:
"Entrada de texto do comando edição multilinha Introduza um comando aqui".
2.3. É altura de escreverem a vossa pergunta, a qual pode ser à vossa escolha, devendo haver imenso cuidado com a construção e coerência das frases que se escrevem, para que a resposta seja a que esperam.
2.4. a minha pergunta foi: "quantos estados tem o Brasil?"
2.5. Quando terminarem a vossa pergunta, pressionem a tecla "enter", para a enviarem para o bard. Nota: se precisarem de mudar de linha, durante a vossa escrita, pressionem "shift+enter".
2.6. Depois do envio da vossa pergunta, como explicado no ponto anterior, ouvirão: "O Bard está a escrever", seguido de um sinal do leitor de ecrã, indicando que saiu do modo de edição.
2.7. aguardem um instante e ouvirão:
"O Bard respondeu".
2.8. Depois, pressionem as teclas "shift+h", para irem para o início da vossa pergunta (nota: por vezes, em vez de ouvirem a vossa pergunta, podem escutar a palavra "fontes". Nesse caso, voltem a pressionar "shift+h, até ouvirem a vossa questão")
A minha era: "Quantos estados tem o Brasil?"
2.9. Seguidamente, vão pressionando as setas para baixo e ouvirão:
botão Editar
botão recolhido Veja outros rascunhos
botão Ouvir
A resposta curta é 27. O Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, que é a sede do governo federal.
A resposta longa é que, ao longo da história, o Brasil já foi dividido em diferentes números de estados. Em 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal, o país era dividido em 23 províncias. Em 1889, com a proclamação da República, o número de províncias foi reduzido para 20 estados. Em 1937, o número de estados foi aumentado para 26. Em 1943, o Distrito Federal foi criado, elevando o número de unidades federativas para 27.
Portanto, a resposta correta para a pergunta "Quantos estados tem o Brasil?" depende do período histórico que estamos considerando. No entanto, a resposta mais comum é 27, pois é o número atual de estados e Distrito Federal.
2.10. Se quiserem continuar a fazer perguntas, pressionem a tecla "E" e a tecla "enter", e tudo voltará a repetir-se!
Este tutorial foi feito, tendo por base a última versão do NVDA (2023.3.0) e o google chrome, pelo que poderá haver pequenas diferenças, se forem usados outros leitores de ecrã e outros navegadores.

Cascais, 23 de Novembro de 2023
Tutorial escrito por Ângelo Abrantes.

Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®