Atualmente, após um desenvolvimento muito acelerado, o "bard", inteligência artificial do Dr. Google, pode considerar-se uma das IAs mais completas e com maior facilidade de uso entre todas aquelas que já testei e que são grátis.
Mas, mesmo assim, haverá, certamente, quem não utilize esta extraordinária ferramenta, devido a variadíssimos motivos.
Por isso, tentando ser útil e divulgar um instrumento que, inevitavelmente, vai fazer parte do nosso quotidiano, resolvi elaborar este tutorial.
1. Vamos criar um atalho para o bard:
1.1. abram qualquer pasta ao vosso gosto, pois ela destina-se apenas a ser um suporte momentâneo;
1.2. uma vez na pasta, pressionem a tecla "alt" e, depois, a tecla "enter".
1.3. seguidamente, com a "seta para baixo", selecionem a opção "atalho" e pressionem a tecla "enter", em cima dessa opção.
1.4. vão ficar numa caixa de edição, para onde devem copiar o seguinte endereço:
https://bard.google.com/
1.5. Depois de terem copiado o endereço do ponto anterior, pressionem "enter" e escrevam o nome do atalho, que deverá ser bard (pode ser qualquer outro, à vossa escolha).
1.6. para terminar esta tarefa, voltem a pressionar "enter", depois de terem escrito o nome.
1.7. Agora, com o cursor em cima do nome do atalho que criaram, pressionem as teclas "ctrl+x", para retirarem o atalho da pasta onde o criaram.
1.8. vão para a "área de trabalho" e colem o atalho, pressionando "ctrl+v".
1.9. Se tiverem feito tudo como indicado, ao pressionarem a tecla "enter", com o cursor em cima do nome do vosso atalho, deverão entrar no bard.
1.10. Mas para que as coisas fiquem ainda melhor, vamos criar uma "tecla de atalho" para o vosso atalho, a qual irá permitir que entrem no bard, a partir de qualquer lugar, dentro do vosso computador.
1.11. na "área de trabalho", com o cursor em cima do nome do vosso atalho, pressionem as teclas "alt+Enter", para entrarem nas propriedades.
1.12. agora pressionem uma vez a tecla "tab" e deverão ficar numa caixa de edição, que vos diz "tecla de atalho".
1.13. Nessa caixa de edição, pressionem, por exemplo, "ctrl+shift+b" (podem escolher qualquer outro atalho, a vossa escolha, desde que não esteja já em uso).
1.14. Pressionem a tecla "tab", até chegarem a "ok", e confirmem o vosso trabalho, pressionando a tecla "enter".
1.15. daqui em diante, se tiverem feito tudinho bem, a partir de qualquer lugar, dentro do vosso computador, poderão abrir o bard pressionando, apenas a tecla de atalho que anteriormente criaram.
2. Uso simples do bard:
2.1. ao ativarem o vosso atalho, seja através da tecla de atalho, a partir de qualquer parte do vosso computador, seja ativando-o, na "área de trabalho", entrarão no bard.
2.2. ao entrarem no bard, depois de escutarem o nome do vosso navegador, também ouvirão:
"Entrada de texto do comando edição multilinha Introduza um comando aqui".
2.3. É altura de escreverem a vossa pergunta, a qual pode ser à vossa escolha, devendo haver imenso cuidado com a construção e coerência das frases que se escrevem, para que a resposta seja a que esperam.
2.4. a minha pergunta foi: "quantos estados tem o Brasil?"
2.5. Quando terminarem a vossa pergunta, pressionem a tecla "enter", para a enviarem para o bard. Nota: se precisarem de mudar de linha, durante a vossa escrita, pressionem "shift+enter".
2.6. Depois do envio da vossa pergunta, como explicado no ponto anterior, ouvirão: "O Bard está a escrever", seguido de um sinal do leitor de ecrã, indicando que saiu do modo de edição.
2.7. aguardem um instante e ouvirão:
"O Bard respondeu".
2.8. Depois, pressionem as teclas "shift+h", para irem para o início da vossa pergunta (nota: por vezes, em vez de ouvirem a vossa pergunta, podem escutar a palavra "fontes". Nesse caso, voltem a pressionar "shift+h, até ouvirem a vossa questão")
A minha era: "Quantos estados tem o Brasil?"
2.9. Seguidamente, vão pressionando as setas para baixo e ouvirão:
botão Editar
botão recolhido Veja outros rascunhos
botão Ouvir
A resposta curta é 27. O Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, que é a sede do governo federal.
A resposta longa é que, ao longo da história, o Brasil já foi dividido em diferentes números de estados. Em 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal, o país era dividido em 23 províncias. Em 1889, com a proclamação da República, o número de províncias foi reduzido para 20 estados. Em 1937, o número de estados foi aumentado para 26. Em 1943, o Distrito Federal foi criado, elevando o número de unidades federativas para 27.
Portanto, a resposta correta para a pergunta "Quantos estados tem o Brasil?" depende do período histórico que estamos considerando. No entanto, a resposta mais comum é 27, pois é o número atual de estados e Distrito Federal.
2.10. Se quiserem continuar a fazer perguntas, pressionem a tecla "E" e a tecla "enter", e tudo voltará a repetir-se!
Este tutorial foi feito, tendo por base a última versão do NVDA (2023.3.0) e o google chrome, pelo que poderá haver pequenas diferenças, se forem usados outros leitores de ecrã e outros navegadores.
Cascais, 23 de Novembro de 2023
Tutorial escrito por Ângelo Abrantes.