Como proceder à divisão de arquivos grandes, antes de os gravar com uma voz ofline
1. Abrir o Balabolka, pressionar "alt" e, com a seta para a direita, deslocar-se até "Ferramentas subMenu", ou pressionar, simplesmente, "Alt+f", dentro do programa.
2. pressionar uma seta para baixo e dar "enter", em "Divisor de ficheiros...". sendo suficiente pressionar "Ctrl+U" dentro do Balabolka.
3. Agora, dentro do "Divisor de ficheiros", o primeiro campo que surge é:
Ficheiro de entrada: edição seleccionado C:\anexos\A violinista de Auschwitz - Ellie Midwood.txt (este é, por acaso, o meu exemplo).
4. Pressionando "tab", encontraremos, sucessivamente:
a) "Localizar botão": - Serve para procurar o ficheiro desejado, dentro do nosso computador. Esta operação irá preencher, automaticamente, o campo anterior.
b) "Pasta de ficheiros de saída: caixa de combinação recolhido": - Esta caixa não tem nada dentro.
c) "edição seleccionado": - "C:\anexos\" (é o meu exemplo). Este campo será preenchido, automaticamente, pela funcionalidade seguinte.
d) "Localizar botão": - Permite que localizemos a pasta onde queremos que fiquem os ficheiros divididos. (preenche, quando realizada a funcionalidade, o campo anterior).
e) "Forma para nomes de ficheiros de saída": edição seleccionado A violinista de Auschwitz - Ellie Midwood. (este é o meu exemplo, mas pode ser alterado). Neste campo, fica, vulgarmente, o nome do ficheiro de origem, seguido de um número, que representa a divisão.
f) "Criar subpasta caixa de verificação marcado": - Se esta caixa estiver marcada, cria uma subpasta, dentro da pasta escolhida, com o nome do ficheiro original, na qual serão colocados todos os ficheiros do documento que se dividiu.
Nota: - os 3 elementos que serão seguidamente encontrados não têm alterações.
separador
Divisão de texto separador seleccionado
Método de divisão grupo: - Indica os vários métodos possíveis que nos permitem dividir o documento.
g) "pelo tamanho dos blocos de texto caixa de verificação não marcado": - Quando marcado este campo, um pouco mais adiante, teremos que escrever o número de capa de cada ficheiro a dividir.
h) "por sequências especificadas no ficheiro de entrada caixa de verificação marcado": - Se tivermos marcado este campo, mais adiante teremos que indicar qual a sequência (palavra ou qualquer outra coisa), que introduzimos ou encontrámos no texto, para se fazer a divisão.
i) "por duas linhas vazias em sucessão caixa de verificação não marcado": - Quando marcado, sempre que haja duas linhas em branco, o programa divide o texto do documento.
j) "por linhas onde todas as letras são maiúsculas caixa de verificação não marcado": - Será útil se tivermos a certeza que os títulos são feitos todos em maiúscula e quisermos que sirvam de divisores.
k) "por índice caixa de verificação não marcado": Se o documento tiver um índice, esse elemento poderá ser o marcador de divisão.
l) !Lista de instruções separadas por vírgulas": edição seleccionado Capítulo. a palavra "capítulo foi aquela de que me servi para dividir o meu ficheiro grande, mas poderá ser qualquer outra, ou uma marca escolhida por cada um."
m) "Divide o texto na palavra chave e remove-a do texto caixa de verificação não marcado": se tivermos colocado marcas no texto e quisermos que elas sejam retiradas, quando fizermos a divisão, deveremos marcar esta caixa.
n) "Testar botão": permite-nos saber, antes de fazermos a divisão propriamente dita, em quantos ficheiros pequenos será dividido o nosso documento.
o) "Dividir botão": - Realiza a operação desejada e procede de acordo com as instruções que fomos preenchendo ao longo do formulário anterior.
p) "Fechar botão": Fecha a ferramenta.
Tutorial escrito Por Ângelo Miguel Abrantes
Curta nossa página no Facebook