#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Erva-mate: o que é e quais seus benefícios


A erva-mate é uma planta medicinal usada para preparar chás estimulantes e revigorantes, proporcionando muitos benefícios para a saúde, como combater a fadiga, diminuir o colesterol, ajudar no emagrecimento e fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em compostos bioativos como cafeína, saponinas, teobromina, polifenóis e flavonoides.
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é muito consumida na América do sul e pode ser comprada na forma desidratada ou em sachês, em lojas de produtos naturais ou supermercados.
Essa planta é usada principalmente para preparar bebidas quentes ou geladas como chá mate, chimarrão ou tereré, podendo ser preparada sozinha ou junto com outras ervas e sucos naturais de frutas cítricas.
Principais benefícios
Os principais benefícios da erva-mate para a saúde são:
1. Favorecer o emagrecimento
A erva-mate favorece o emagrecimento, porque a cafeína presente em sua composição tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, a erva-mate deve ser consumida junto com uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
2. Combater o cansaço
A cafeína presente na erva-mate atua bloqueando os efeitos da adenosina, substância que causa cansaço e sonolência, além de aumentar a liberação de como adrenalina, norepinefrina, dopamina, glutamato e serotonina, neurotransmissores que têm efeito estimulante.
Assim, a erva-mate ajuda a combater o cansaço e o desânimo, sendo uma boa opção para beber ao acordar ou após o almoço. No entanto, a erva-mate deve ser evitada no final da tarde e à noite, pois nesses horários pode causar insônia e dificultar o sono.
3. Diminuir o colesterol "ruim"
A erva-mate é rica em saponinas, xantinas e flavonoides, compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue.
No entanto, a erva-mate não deve substituir o tratamento indicado pelo médico e/ou nutricionista para diminuir o colesterol alto, podendo ser usada para complementar o tratamento medicamentoso.
4. Prevenir a diabetes
A erva-mate contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que mantém a saúde do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose sanguíneo e prevenindo o surgimento da resistência à insulina e da diabetes.
5. Melhorar o humor
A erva-mate ajuda a melhorar o humor, por ser uma planta com ótimas quantidades de cafeína e teobromina, que são compostos que estimulam a liberação de serotonina no organismo, um neurotransmissor que participa da regulação do bem-estar, do humor e do sono.
6. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser rica em saponinas e teobromina, que são compostos bioativos com ação anti-inflamatória, a erva-mate ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajudando no combate às infecções causadas por vírus, bactérias e fungos. Veja outras dicas para aumentar a imunidade.
7. Prevenir doenças cardiovasculares
A erva-mate é rica em polifenois com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que mantém a saúde das artérias e impedem controlam os níveis de colesterol "ruim", LDL no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou derrame.
Possíveis efeitos colaterais
A erva-mate é segura quando ingerida em quantidades moderadas e por até 12 semanas seguidas. No entanto, o consumo de mais de 1 litro da infusão de erva-mate por dia pode causar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, ansiedade, dor no estômago e diarreia.
Quando a erva-mate é consumida por muito tempo, também pode aumentar o risco de desenvolver câncer nos tratos respiratório e digestivo, devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos, compostos que têm o mesmo efeito da fumaça do cigarro e que podem causar a formação de células tumorais.
Além disso, a erva-mate quando consumida na forma de chimarrão a 60° C ou mais, pode favorecer o surgimento do câncer de esôfago.
Quem não pode consumir
O consumo da erva-mate é contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Por conter cafeína, a erva-mate não deve ser consumida por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite.
Pessoas que usam medicamentos de forma regular devem sempre consultar um médico antes de consumir a erva-mate, pois essa planta pode alterar o efeito de alguns remédios.
Além disso, pessoas que têm diabetes, pressão alta, arritmia ou síndrome do intestino irritável, só devem consumir a erva-mate sob a orientação de um médico, pois essa erva pode piorar essas condições.

Fonte: Tatiana Zanin - Nutricionista


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®