A erva-mate é uma planta medicinal usada para preparar chás estimulantes e revigorantes, proporcionando muitos benefícios para a saúde, como combater a fadiga, diminuir o colesterol, ajudar no emagrecimento e fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em compostos bioativos como cafeína, saponinas, teobromina, polifenóis e flavonoides.
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é muito consumida na América do sul e pode ser comprada na forma desidratada ou em sachês, em lojas de produtos naturais ou supermercados.
Essa planta é usada principalmente para preparar bebidas quentes ou geladas como chá mate, chimarrão ou tereré, podendo ser preparada sozinha ou junto com outras ervas e sucos naturais de frutas cítricas.
Principais benefícios
Os principais benefícios da erva-mate para a saúde são:
1. Favorecer o emagrecimento
A erva-mate favorece o emagrecimento, porque a cafeína presente em sua composição tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, a erva-mate deve ser consumida junto com uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
2. Combater o cansaço
A cafeína presente na erva-mate atua bloqueando os efeitos da adenosina, substância que causa cansaço e sonolência, além de aumentar a liberação de como adrenalina, norepinefrina, dopamina, glutamato e serotonina, neurotransmissores que têm efeito estimulante.
Assim, a erva-mate ajuda a combater o cansaço e o desânimo, sendo uma boa opção para beber ao acordar ou após o almoço. No entanto, a erva-mate deve ser evitada no final da tarde e à noite, pois nesses horários pode causar insônia e dificultar o sono.
3. Diminuir o colesterol "ruim"
A erva-mate é rica em saponinas, xantinas e flavonoides, compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue.
No entanto, a erva-mate não deve substituir o tratamento indicado pelo médico e/ou nutricionista para diminuir o colesterol alto, podendo ser usada para complementar o tratamento medicamentoso.
4. Prevenir a diabetes
A erva-mate contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que mantém a saúde do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose sanguíneo e prevenindo o surgimento da resistência à insulina e da diabetes.
5. Melhorar o humor
A erva-mate ajuda a melhorar o humor, por ser uma planta com ótimas quantidades de cafeína e teobromina, que são compostos que estimulam a liberação de serotonina no organismo, um neurotransmissor que participa da regulação do bem-estar, do humor e do sono.
6. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser rica em saponinas e teobromina, que são compostos bioativos com ação anti-inflamatória, a erva-mate ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajudando no combate às infecções causadas por vírus, bactérias e fungos. Veja outras dicas para aumentar a imunidade.
7. Prevenir doenças cardiovasculares
A erva-mate é rica em polifenois com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que mantém a saúde das artérias e impedem controlam os níveis de colesterol "ruim", LDL no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou derrame.
Possíveis efeitos colaterais
A erva-mate é segura quando ingerida em quantidades moderadas e por até 12 semanas seguidas. No entanto, o consumo de mais de 1 litro da infusão de erva-mate por dia pode causar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, ansiedade, dor no estômago e diarreia.
Quando a erva-mate é consumida por muito tempo, também pode aumentar o risco de desenvolver câncer nos tratos respiratório e digestivo, devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos, compostos que têm o mesmo efeito da fumaça do cigarro e que podem causar a formação de células tumorais.
Além disso, a erva-mate quando consumida na forma de chimarrão a 60° C ou mais, pode favorecer o surgimento do câncer de esôfago.
Quem não pode consumir
O consumo da erva-mate é contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Por conter cafeína, a erva-mate não deve ser consumida por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite.
Pessoas que usam medicamentos de forma regular devem sempre consultar um médico antes de consumir a erva-mate, pois essa planta pode alterar o efeito de alguns remédios.
Além disso, pessoas que têm diabetes, pressão alta, arritmia ou síndrome do intestino irritável, só devem consumir a erva-mate sob a orientação de um médico, pois essa erva pode piorar essas condições.
Fonte: Tatiana Zanin - Nutricionista
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®