Benefícios, efeitos colaterais e propriedades do suco de Aloe vera, rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e outros minerais.
O suco de babosa é obtido por meio das folhas da Aloe vera, planta medicinal conhecida principalmente por suas propriedades refrigerantes e suavizantes, especialmente quando usada para o tratamento de queimaduras, irritações e várias doenças de pele. No entanto, a Aloe vera possui outros usos, que não são tão populares, mas que nem por isso são menos benéficos.
Benefícios do suco de Aloe vera (suco de babosa)
O consumo do suco de Aloe vera pode trazer benefícios na melhora da digestão e circulação sanguínea, desintoxicação do corpo e até mesmo alívio da dor. O suco de babosa contém várias vitaminas e mineirais, incluindo vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, cálcio, potássio e manganês. Quando comprado de fontes confiáveis, é uma bebida segura para se beber diariamente. Pacientes com diabetes ou que fazem uso de medicação hipoglicemiante devem consumir o suco de Aloe vera com cautela.
Pessoas que sofrem com artrite reumatóide podem se beneficiar das propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do suco. O suco de babosa ajuda a aliviar a dor articular, reduz a rigidez e melhora a circulação conjunta para impedir o acúmulo de resíduos. Ele também contém mucopolissacarídeos, que são açúcares básicos essenciais para a regeneração celular. Isso ajuda a reconstruir os tecidos musculares e dispersar as células danificadas. A capacidade de refrigeração do suco de Aloe vera também alivia a dor e inflamação.
O suco de Aloe vera estimula a irrigação do cólon, qual seja, o processo de afrouxamento e lavagem dos resíduos do sistema digestivo, incluindo resíduos alimentares, toxinas e bactérias. Estudos mostram que tomar suco de babosa regularmente ao longo de várias semanas pode ajudar a quebrar os resíduos e melhorar a irrigação do cólon. Ele também regula a produção de ácidos estomacais, prevenindo problemas digestivos, como úlcera, indigestão ácida, colite e síndrome do intestino irritável.
O suco de babosa também pode ser um elemento importante para aumentar a produção de glóbulos brancos, o que ajuda o corpo a combater as bactérias e vírus, bem como impedir o crescimento das células cancerosas. O suco de babosa atualmente vem sendo estudado por ser potencialmente efeito contra o câncer de mama, câncer de ovário, leucemia e doenças causadas devido ao baixo número de células sanguíneas.
Topicamente, o suco da babosa é usado em produtos cosméticos, tais como shampoos, loções, protetores solares, sabonetes, cremes para acne, cremes faciais e outros produtos naturais. Tais benefícios cosméticos incluem o fato da Aloe vera melhorar a regeneração da pele, aliviar queimaduras, reduzir a vermelhidão, ajudar a melhorar as condições de eczema, vitiligo e psoríase, suavizar a pele, fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações, além de proporcionar a sensação de energia e saúde, dentre outros inúmeros benefícios.
Contraindicações e efeitos colaterais do suco de Aloe vera (suco de babosa)
Há apenas raros efeitos colaterais associados com o uso do suco de Aloe vera. Estes podem incluir reações alérgicas, náuseas, disfunção hepática, dermatite e uma leve modificação na coloração da urina. No entanto, estes efeitos secundários podem ser evitados caso o suco não seja consumido em excesso. O suco de aloe vera pode reduzir o açúcar no sangue vez que possui propriedades hipoglicemiantes, que podem resultar em uma redução nos níveis de glicose no sangue.
Com vastos benefícios para a saúde e risco mínimo de efeitos colaterais menores, o benefício do suco de babosa é procedente. No entanto, é altamente recomendado que ao começar a utilizar qualquer novo suplemento natural ou começar um novo regime, que um profissional da saúde qualificado ou nutricionista seja consultado, de forma que possa ser elaborado um plano mais eficaz que poderá atender melhor as necessidades de cada pessoa.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®