Os aconselhamentos dietéticos mudam o tempo todo e, com isso, às vezes é muito difícil acompanhar o que é supostamente bom e ruim para você. Um dos últimos estudos publicados no Journal of Internal Medicine afirmou que você pode reduzir o risco de morte prematura seguindo uma dieta anti-inflamatória. Continue lendo para descobrir tudo sobre este assunto!
Alimentos anti-inflamatórios
Os cientistas analisaram dados de 68.000 suecos entre as idades de 46 e 83 anos, e descobriram que as pessoas que seguiam uma dieta composta por alimentos anti-inflamatórios, como chá, café, frutas e legumes, cereais matinais, pão integral, azeite, nozes e chocolate eram 18% menos propensos a morrer em tenra idade.
Mais especificamente, os participantes que seguiram uma dieta anti-inflamatória tiveram um risco 13% menor de morrer de câncer, e um risco 20% menor de morrer por problemas cardiovasculares. Curiosamente, os fumantes que seguiram essa dieta também tiveram maiores benefícios do que os fumantes que não seguiram.
Acredita-se que a inflamação seja a raiz de muitas doenças, incluindo demência, problemas cardiovasculares e certos tipos de câncer. Portanto, usar certos tipos de alimentos para reduzir a inflamação parece ser uma boa maneira de combater qualquer dano deste tipo. De acordo com a autora Joanna Kaluza, "mesmo a adesão parcial à dieta anti-inflamatória pode trazer benefícios à saúde".
Um estudo que foi realizado no início deste ano mostra que comer três barras de chocolate amargo a cada mês pode realmente diminuir suas chances de contrair doenças cardíacas. Isso acrescenta a um corpo de pesquisa que mostrou como o consumo moderado de chocolate pode ser bom para o coração.
Pesquisas similares também mostraram que beber café também pode estar ligado à melhoria da saúde e da longevidade.