#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


10 coisas que o mundo precisa entender sobre deficiência


1. A deficiência de alguém não é culpa da pessoa. Ok, existe casos de pessoas que praticam esportes radicais e adquirem deficiência, mas isso se chama acidente. E acidentes não são culpa da pessoa. Sabe culpa? Esqueça que ela existe, quando se trata desse assunto.

2. A deficiência de um filho não é culpa dos pais. Alias, eles já se sentem culpados por tudo, o que dizer sobre deficiência? Então, em vez de aproveitar para reforçar a culpa que eles já sentem, simplesmente ofereça um ombro amigo ou chame-os para tomar café. Muitos pais só querem saber que têm com quem contar e mais nada.

3. Existem inúmeras deficiências, então não trate pessoas com deficiência como se fosse tudo a mesma coisa. Deficiências diferentes trazem experiências diferentes. Inclusive, uma mesma deficiência pode trazer experiências completamente diferente de uma pessoa pra outra. Então, evite supor. Se você quer saber alguma coisa específica, simplesmente pergunte.

4. Sabe piada com a deficiência dos outros? Não faça! Tem gente que não se importa? Sim. Mas, não é via de regra. E ninguém é obrigado a aguentar ser alvo de piada, só pra mostrar que é bem resolvido. Esse tipo de senso de humor é deselegante. Fim!

5. Deficiência não é falta de oração. Pode ser falta de muita coisa, como vacina, como tratamento adequado. Pode ser alvo de falta de inclusão, de acessibilidade, de respeito. Mas, não de oração. Deficiências não tem cura. Elas podem ter recursos de acessibilidade, recursos tecnológicos, mas continuam sendo parte da pessoa. Quer sugerir oração? Sugira oração para a pessoa ter paciência de lidar com um mundo capacitista que prefere ser assistencialista, em vez de inclusivo!

6. Pessoas com deficiência não são menos pessoas que você. Então, trate-as com o mesmo respeito que você gostaria de ser tratado. Alias, isso vale pra todos!

7. Não importa o quanto você acha que sabe sobre o assunto, você nunca sabe mais sobre uma pessoa do que ela mesma. Então, se quiser dar sugestões sobre como a pessoa lida com a deficiência dela, esteja preparado para ouvir respostas como "Isso não me interessa, obrigada!" E não se atreva a chamá-la de mal resolvida por recusar sua dica. Lembre-se: é ela que lida com a realidade dela, não você.

8. O mesmo vale para pais de crianças com deficiência. Eles sabem lidar com a realidade dos filhos deles melhor que você, aceite isso!

9. Se você é um profissional que trabalha com esse perfil de pessoas, tenha um mínimo de sensibilidade de perceber que você está lidando com uma pessoa inteira e não apenas com uma condição.

10. Acessibilidade é para todos. Só porque você não precisou de algum recurso até agora, não significa que não vai precisar. Então, jamais chame acessibilidade de bobagem!


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®