#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Quais aplicativos eu posso (ou não) tirar do celular


Nosso site sempre procura te ajudar com a performance do seu smartphone, seja ele um Android ou iOS, vamos lhe dar uma dica importante para liberar espaço do seu celular. Uma das formas mais eficientes para isso é descartando aplicativos desnecessários e pouco utilizados do seu aparelho.
Além disso, vamos enumerar quais aplicativos absolutamente só servem para ocupar espaço, prometendo “facilidades” que, na prática, não acontecem, comprometendo o funcionamento do seu dispositivo.
Quais aplicativos eu posso desinstalar no celular?
De uma forma genérica, as dicas servem para ambos os sistemas operacionais para smartphones, Android ou iOS, a questão é entender que certos aplicativos não vão entregar aquilo que prometem…
Então vamos enumerar aqui 5 tipos de aplicativos que se tornam desnecessários manter no seu celular e que vão acabar só consumindo espaço:
Antivírus
Os aplicativos de Antivírus são um tipo entre os mais baixados pelas pessoas, porém os “APK” como são conhecidos, em sua maioria não conseguem remover os programas maliciosos dos dispositivos, principalmente as versões gratuitas que só vão gerar notificações a respeito desses “vírus”, o que, na prática, não adianta nada.
A primeira dica é procurar baixar aplicativos apenas das lojas oficiais, não clicar em links suspeitos nos emails ou mensagens do Whatsapp, ou outros aplicativos de comunicação. Na prática, não é um tipo de aplicativo essencial para se ter no celular.
Navegadores nativos
Principalmente no Android, os celulares vêm com navegadores web personalizados, então pode colocar esse como número um dos apps que você pode deletar, por vários motivos: existem aplicativos mais confiáveis e conhecidos na Play Store; esquecer esse navegador lá, vai fazer com que parte da memória seja usada para mantê-lo lá, principalmente se as atualizações forem automáticas, a regra é se não usa, deleta.
Apps de “economia de RAM” (RAM Savers)
Os aplicativos de economia de memória rodam sem que você perceba (em segundo plano), então já aí, vão consumir memória, mesmo que você não esteja usando o celular. Mesmo que você os feche, eles sempre reiniciam e o próprio sistema já tem uma otimização do uso da memória, então a conclusão é que não haverá um app de terceiros mais adequado do que o próprio recurso de economia do sistema, então a palavra é: deleta!
Economia de bateria nem sempre é “otimizada” com o uso de aplicativos
Aplicativos para “economizar” bateria
Outro tipo de aplicativo que “promete”, mas não “entrega” são os de economia de bateria. Eles não fazem isso e, por também rodarem em segundo plano, acabam consumindo mais bateria. O que fazer? O básico, liste os apps do seu aparelho e exclua o que não usa. Entre nas Configurações e identifique os que estão com alto consumo, desinstale o que for possível e force a parada do que não pode desinstalar, assim você terá uma economia de bateria mais efetiva.
Apps de “Limpeza”
Se você achou que os apps de economia de bateria ou de memória são quase uma “fake news”, o que dizer dos apps de “limpeza”. Esqueça esse tipo de aplicativo, vá no simples, entre nas Cofigurações>Apps>Gerenciador de aplicativos e limpe o cache daqueles que mais guardam quantidades intermináveis de dados (Navegadores e Apps de mensagens, por exemplo). Limpe os dados e pronto, com certeza economizou muito mais espaço do que se houvesse instalado um app pra fazer isso.
As mesmas dicas para o celular podem ser aplicadas aos tablets
Quais aplicativos não possou (ou devo) desinstalar no celular?
Bem, identificar esses aplicativos não é tão simples, a grande questão é não tentar deletar um aplicativo do sistema que possa comprometer o funcionamento do seu dispositivo. Ninguém merece achar que deletar algo seja bom para economizar a memória e depois constatar que era um arquivo essencial ao funcionamento do aparelho…
Então a primeira dica é, certifique-se que esse app não é parte do sistema nativo do celular. Caso não tenha certeza, pesquise a respeito disso. Um fato que pode ajudar nessa hora é que, geralmente, um aplicativo essencial ao celular só pode ser deletado com a autorização de ROOT no aparelho.
Isso é o mesmo que acontece no PC, com o privilégio de administrador, só que no smartphone, com ele você poderá instalar e desinstalar qualquer aplicativo.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®