#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


LuzIA: A inteligência artificial grátis que funciona no WhatsApp


LuzIA é uma ferramenta de AI gratuita que funciona por meio de uma conversa no WhatsApp e Telegram; serviço gratuito transcreve áudios e até cria imagens dentro do mensageiro
A Inteligência Artificial LuzIA foi lançada no Brasil com a promessa de oferecer uma maneira simples e descomplicada de acessar ferramentas de Machine Learning, como o ChatGPT. Adicionando um número no WhatsApp ou Telegram, o usuário inicia uma conversa com a assistente de IA e pode solicitar que ela transcreva áudios, escreva mensagens, traduza textos e até crie imagens que podem ser compartilhadas com outros contatos com apenas um clique.
"Nós diminuímos a distância entre aqueles que usam muito a tecnologia e sabem tudo sobre e o público em geral que não sabe ou simplesmente não se importa em conhecer todas as ferramentas mais recentes do mercado.
Coma a LuzIA, removemos a complexidade que envolve a inteligência artificial para garantir que ela seja bem acessível e universal para a maioria", explica Javier Andrés, CMO da LuzIA, em entrevista ao TechTudo, acrescentando que um aplicativo próprio deve ser lançado no terceiro trimestre.
Como a LuzIA funciona?
O serviço de IA funciona como uma canal que facilita o acesso a diferentes Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, na sigla em inglês), como ChatGPT, Whisper AI e Stable Diffusion. Dependendo do tipo de solicitação feita pela LuzIA, esse dado será enviado para a plataforma especializada em texto, áudio ou imagens. Em seguida, em questão de segundos, a resposta gerada por esse serviço terceiro chega até o usuário como uma mensagem no WhatsApp.
No caso de áudios, por exemplo, os usuários podem encaminhar a mensagem nesse formato para a LuzIA e pedir que ela transcreva o conteúdo, faça uma resumo da mensagem e até traduza a informação caso ela esteja em outro idioma. A ferramenta compreende mais de 80 idiomas. O primeiro contato pode se realizado em português e posteriormente a conversa por continuar em outra língua, como alemão, francês e até japonês.
O nosso site testou algumas funcionalidades do serviço no primeiro dia de lançamento. A transcrição de áudios funcionou muito bem. Em poucos segundos, a ferramenta já entrega a mensagem em texto. A criação de imagens, porém, ainda precisa de melhorias. Em duas solicitações para criar imagens do Rio de Janeiro, LuzIA não entregou as fotos.
É seguro enviar mensagens da LuzIA? O conteúdo é privado?
A integração com WhatsApp garante que a mensagem enviada para a LuzIA seja criptografada, uma característica nativa do mensageiro. Na prática, a ferramenta envia o conteúdo da mensagem do usuário de forma cifrada para ferramentas como ChatGPT, Whisper AI e Stable Diffusion e também devolve a resposta nas mesmas configurações.
"As mensagens se transformam em anônimas quando são enviadas para a plataforma. Nós não sabemos quem está enviado o que. Importante ressaltar que também não usamos essa informações, não vendemos para plataformas terceiras e precisamos seguir as regras de Compliance do ChatGPT", destaca Andrés.
Qual a origem do nome LuzIA?
Conforme Javier Andrés, a primeira versão da ferramenta tinha um nome mais técnico, mas essa ideia logo mudou quando ficou estabelecido o canal no qual a ferramenta funcionaria. Apesar da referência pessoal e emocional na escolha, LuzIA é identificada com um avatar que lembra um desenho, não uma pessoa real. O objetivo é deixar sempre claro para o usuário que eles está conversando com um serviço virtual, não uma pessoa de verdade.
"No Whatsapp você tem seus amigos e famílias e eles não tem nenhum nome técnico, como ChatGPT. Gostaríamos de ter a certeza de que a a ferramenta fosse uma assistente de AI pessoal. Para ser pessoal, precisar ter um nome humano. Luzia é o nome mais comum na Espanha, termina com "IA" — a sigla para Inteligência Artificial — e começa com 'luz', representando a ideia de que oferecemos essa luz, a informação, por meio da inteligência artificial", explica o CMO da empresa.
Como usar a LuzIA?
Para usar o serviço de inteligência artificial no Brasil, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site www.soyluzia.com e clique na plataforma de sua preferência, WhatsApp ou Telegram. Em seguida, basta iniciar uma conversa no mensageiro e fazer a solicitação que deseja. É só escrever se você quer transcrever áudios, planejar um jantar, tirar dúvidas gerais, escrever uma mensagem e até criar imagens.
Importante destacar que há uma limitação de tempo na plataforma, já que o ChatGPT só foi alimentado com informações que ocorreram até 2021.
"As formas de uso são as mais variadas possíveis. Recebemos o relato de uma pessoa com deficiência auditiva que usou a plataforma para compreender os áudios que recebia em grupos do WhatsApp. Outro exemplo que adoro é de um professor na Colômbia que trabalha num local onde não há amplo acesso a internet, mas planos de telefonia que incluem o uso do WhatsApp. Os alunos começaram a usar a LuzIA como uma buscador para informações que ajudam nos estudos", ressalta Javier Andrés.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®