Acessibilidade em Foco!


Como preparar seu celular usado para a venda


Não importa para quem você passe o seu smartphone antigo, familiares, amigos ou desconhecidos. Você deve limpá-lo sempre, para proteger a sua privacidade. Para remover todos os seus dados, há algumas coisas que não podem ser esquecidas.

Atenção: antes de seguir os procedimentos abaixo, faça um backup dos seus dados.

Dados e memória externa

Remova o cartão SIM: muitas vezes nos esquecemos de que existe um pequeno chip dentro do nosso dispositivo, mas sem ele você ficará sem fazer ligações ou acessar a internet por meio de plano de dados. Alguns dados como contatos e SMS podem ficar disponíveis para desconhecidos.

Remova o cartão microSD: para expandir a memória do seu smartphone, você provavelmente inseriu um cartão microSD em seu dispositivo. Ao comprar um celular novo, não se esqueça de removê-lo do antigo! Para fazê-lo, vá a Configurações > Armazenamento e encontre o botão de ejetar (o nome ou símbolo pode mudar de acordo com a interface do seu aparelho.

Apague o cartão SD: se for vender ou dar o celular com o cartão microSD incluído, você deve primeiro apagar todos os seus dados. Isso é muito fácil: siga os passos do tópico anterior e, ao invés de ejetar o cartão, clique sobre ele, vá até o menu de três pontos e escolha "Configurações de armazenamento". Lá, clique em "Formatar", confirmando a seguir a ação.

Siga esses passos para reformatar seu cartão microSD / Limpando a memória interna e reiniciando o dispositivo.

O próximo passo é apagar a memória interna e redefinir o dispositivo. Esse processo irá remover todos os dados das suas contas, aplicativos, fotos, música, etc. A ideia é restaurar o celular às suas configurações de fábrica. Portanto, se não tiver uma cópia dos seus dados, faça um backup de tudo que quiser preservar (por exemplo, no cartão SD).

Outra opção é conectar o aparelho via USB ao computador e salvar todos os dados no pc. Por fim, também é possível usar um aplicativo como o Helium para o backup.

Apague tudo para ficar seguro, mas faça backup antes! Depois de fazer o backup, você deve restaurar a configuração original do seu smartphone, ou seja, reiniciá-lo, como último passo antes de poder dá-lo ou vendê-lo. Para isso, vá a Configurações > Fazer backup e redefinir > Configuração original.

Os seguintes dados serão apagados:

Configurações da sua conta do Google;

Aplicativos instalados e dados de configuração;

Músicas;

Fotos;

Outros dados de usuário;

Contas conectadas (Facebook, WhatsApp, Telegram, Instagram, etc.)

Por razões de segurança, será pedido que você redigite sua senha, PIN ou padrãose o celular estiver bloqueado para confirmar o processo.

Limpando o corpo do smartphone

Agora que o cérebro do celular está limpo, vamos ao exterior dele. Algumas vezes nos despreocupamos de nossos aparelhos e ele pode ficar um pouco sujinho ou com marcas de dedo. Prepare-o para uma boa apresentação ao seu novo dono!

Passe um pano seco e macio pela parte de fora do aparelho, limpando sujeiras que ficam pelas frestas e digitais na carcaça. Remova adesivos e outras coisas que você tenha colado.

Deixar o aparelho limpo é questão de higiene!

Se a tampa traseira for removível, tire o pó e sujeiras também de lá. Remova a bateria com o aparelho desligado e tira o pó de tudo.

Caso alguma case vá junto, veja se pode ser lavada. Você também pode passar um pano ligeiramente úmido com água em cabos e carregadores.

Preparando a caixa

Com a parte interna e externa arrumadas, vamos à caixa. Caso você tenha, separe a nota fiscal do aparelho, pois ela pode ser importante para o novo dono se o smartphone der defeito ou precisar de algum reparo.

Separe a caixa do aparelho e confira na parte externa quais os itens presentes nela, e tente recuperar o máximo possível, caso esse tenha sido o acordo com o novo proprietário. Não se esqueça de fones de ouvido, cabo USB, carregador e manuais.

Uma caixa arrumadinha dá uma ótima impressão ao novo dono!

Caixas também podem conter o clipe para remoção do berço do sim, cabo OTG e outros acessórios. E, falando neles, lembre-se dos itens que você comprou após adquirir seu celular. Cases, capinhas, películas sem uso e suportes podem não ser mais úteis a você, mas podem ajudar quem vai passar a usar o dispositivo.

E pronto! Agora o seu smartphone está como novo, preparado para o seu próximo usuário!


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®