Como economizar bateria usando o modo de economia do seu Android
Temos inúmeros artigos aqui no AndroidPIT sobre economia de energia. Desativar a sincronização automática de contas, o Bluetooth e o GPS quando não usados são dicas essenciais e que todo usuário deve conhecer. A idéia deste artigo é um pouco diferente, pois queremos que você utilize o modo de economia de energia do seu Android e poupe apenas os recursos que você não usa, e não o sistema inteiro, até porque ninguém compra um bom celular para usá-lo com regras que reduzem seu desempenho.
Nota: reunimos apenas os fabricantes mais populares neste artigo. Novas dicas podem surgir em futuras atualizações do mesmo.
Asus
Você pode economizar a bateria do seu Zenfoneusando os modos de economia que acompanham o software do fabricante. Além das opções convencionais existem os sistemas de troca inteligente, onde é possível programar a ativação da poupança de energia por horário pré-definido ou nível de carga. Os modos em si também podem ser customizados, logo, você pode restringir alguns recursos.
O ponto forte do modo da Asus é a possibilidade de programar o início de suaativação, aos 10% de bateria ou 25%, por exemplo. Na opção "Personalizado" você encontrará recursos que podem ser selecionados separadamente para pouparem energia. O modo "Super econômico" é o mais radical, fazendo com que todos os recursos avançados do sistema sejam cortados.
Pontos fortes: customizável, quantidade de modos pré-programados
Sony
O modo STAMINA da Sony é um dos mais famosos entre os fabricantes Android. Isso porque ele vai um pouco além de poupar recursos básicos do sistema, gerenciando também a recarga do celular e outros aspectos do software, como os processos em segundo plano. O modo da Sony não é dos mais customizáveis, mas você pode escolher em qual percentual o mesmo pode entrar em ação.
O modo "Notificação STAMINA" é o mais interessante, pois ele analisa se a sua bateria irá durar até o período que você costuma carregar. O mecanismo analisa o uso do sistema e entrega ao usuário uma notificação sobre a duração real da mesma. Os modos do STAMINA, são onormal e o ultra. Recursos do sistema são poupados, dependendo do nível de carga, como a placa gráfica, que interfere nas animações do sistema. O Ultra é o mais agressivo, e transforma um smartphone Xperia num celular Sony Ericssondos anos 2000.
Pontos fortes: analisa o uso, os processos do sistema e poupa recursos de hardware
Motorola
As opções de economia de bateria fornecidas pela Motorola são em grande parte as já oferecidas pelo Android em sua versão mais próxima da pura, tornando-o um dos mais simples nesse quesito, chegando a ter menos funções que os da Lenovo, até.
Na seção de bateria das configurações, você acessa a função Economia de bateria. É possível ativar essa economia manualmente ou configurar para que se ligue a partir de 15% ou 5% de bateria restantes. É possível também escolher quais apps ficarão de fora do processo de otimização para não prejudicar seu uso.
Pontos fortes: fácil de usar, entra em cena automaticamente
Lenovo
Basicamente, o modo de economia presente nos Lenovo Vibe é o mesmo do Android próximo do puro, com pequenas mudanças. A opção de controlar apps que rodam em segundo plano fica mais evidente, e existe ainda um modo que mantém a economia de energia ativa o tempo todo. Logo, você consegue poupar energia dos 100% aos 0% de carga.
Usamos o Vibe A7010 com Android Marshmallow como exemplo, mas as coisas não mudam muito para quem está usando o mesmo dispositivo com Nougat. O gerenciador entrega um relatório com os apps que consomem mais carga e permite que o usuário libere alguns apps da otimização, como o WhatsApp, por exemplo, que quando liberado pode continuar rodando em segundo plano.
Pontos fortes: economia definitiva de energia
Samsung
Desde o Galaxy S6, os aparelhos da Samsung que rodam com a última versão da interface da fabricante contam com um gerenciador de recursos, tarefas e energia. Acessando o gerenciador é possível selecionar "Bateria" e utilizar alguns modos de poupança de energia. Existem dois modos: médio e máximo. Assim como o STAMINA da Sony, o máximo reduz todos os recursos do sistema de hardware e software, o que pode não ser muito interessante.
O modo médio reduz o desempenho da placa gráfica e do processador e o brilho, limitando também os processos em segundo plano. Unido aos modos você ainda pode contar com o Monitor de energia de aplicativo, que alerta o usuário pelas notificações sobre qual app ou jogo está gastando mais energia que o normal, mesmo quando em segundo plano. Você pode encerrá-lo no multitarefa ou finalizar seu processo (Netflix e Spotify sempre são pontuados no meu Galaxy).
Pontos fortes: otimiza o desempenho do software e do hardware, monitor de energiaem tempo real
Quantum
Os smartphones da Quantum também mantém seu sistema mais próximo do Android puro, mas em algumas situações, adicionam novas funções para melhorar a experiência do usuário. No caso da bateria, o smartphone que utilizamos para esse artigo, o Quantum Sky, apresenta funções quase idênticas às da Motorola.
Entretanto, na seção de "Bateria" das configurações você pode ativar a função Economia de energia inteligente, mas não foi possível notar qualquer diferença que ela cause no sistema, e não há explicação sobre ela na seção. Acredito que a mesma deve fazer um gerenciamento mais eficiente dos processos, do hardware e do software.
Pontos fortes: economia de energia inteligente, fácil de usar
Alcatel
A Alcatel entrega um modo de economia de energia simples, semelhante ao encontrado no Android próximo do puro. Neste caso, temos uma versão ainda mais modesta do que a entregue pela Lenovo. Os recursos aqui são: habilitar o modo de economia, definir o início de seu funcionamento e escolher os apps que serão otimizados, como nos aparelhos Motorola.
Pontos fortes: simples e fácil de usar
LG
A LG conta com um sistema mais robusto que o de empresas como Motorola, Lenovo e Quantum, mas ainda é mais simples do que os da Asus, Sony e Samsung. Ainda assim, é interessante por oferecer, por exemplo, a possibilidade de desligar o display Always On.
Outra função útil é a de escolher o comportamento do aparelho quando você joga, podendo escolher deixar a qualidade da resolução de tela e taxa de frequência menores para economizar bateria, ou ainda reduzir a brilho e performance apenas quando o jogo for pausado. No mais, traz a mesma economia de bateria do Android próximo ao puro.
Pontos fortes: configurações específicas para quem gosta de jogar sem perder muita carga
Este artigo foi feito em parceria com a editora Stella Dauer, do AndroidPIT Brasil.
Curta nossa página no Facebook
Compartilhar no Facebook
Ir à Página Principal
Voltar a Página Anterior
Adicionar aos Favoritos!
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®