Samsung lança aplicativo para ajudar pessoas com baixa visão
A Samsung desenvolveu um aplicativo para ajudar pessoas com dificuldade de visão. Batizado de Rélúmino, o app funciona em conjunto com o Gear VR e tem como vocação aumentar a visão das pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual. O app, entretanto, não tem como público alvo pessoas com cegueira total.
Usuários que possuem os modelos mais recentes dos smartphones Galaxy, incluindo os Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+, poderão realizar o download do Rélúmino gratuitamente na Oculus Store. Por enquanto, há suporte nos idiomas inglês e coreano.
"O Relúmino mudará a vida de 240 milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo e prometemos um apoio sólido e contínuo", afirma Jaiil Lee, Vice-Presidente e Responsável do Centro de Criatividade e Inovação na Samsung Electronics.
O aplicativo processa as imagens a partir dos vídeos projetados por meio da câmera traseira do smartphone e faz com que as imagens sejam próprias para pessoas com baixa visão.
Mais especificamente, as suas principais características incluem aumentar e minimizar a imagem; destacar o contorno da mesma; ajustar o contraste das cores e o brilho; inverter a cor; e filtrar as cores da tela. O efeito final é que o Rélúmino possibilita às pessoas com deficiência visual enxergarem as imagens mais claras quando estão lendo um livro ou olhando um objeto, por exemplo.
Para aqueles que padecem de um ponto cego na visão ou da visão em túnel, que é a perda da visão periférica com a retenção da visão central, o Rélúmino auxilia mapeando as imagens despercebidas e as colocando nas partes visíveis do olho.
Diferente de outros assistentes visuais com qualidade semelhante e que com frequência custam milhares de dólares, os usuários do Rélúmino podem desfrutar das características equivalentes por um preço muito mais acessível.
Do latim "reiluminar", o Rélúmino foi projetado, primeiro, para fazer com que as pessoas com deficiência visual participem de atividades cotidianas, como assistir à TV e ler livros, do mesmo modo que as pessoas sem deficiência.
Segundo a Samsung, o Rélúmino continuará em desenvolvimento. A equipe responsável pelo projeto pensa em desenvolver produtos, como óculos, para que as pessoas com deficiência visual possam usar os acessórios no seu cotidiano sem grandes interferências. Além disso, a equipe tratará de forma contínua as inconveniências que surgirem no aplicativo, recentemente liberado, por meio do feedback dos usuários.
Curta nossa página no Facebook
Compartilhar no Facebook
Ir à Página Principal
Voltar a Página Anterior
Adicionar aos Favoritos!
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®