#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


F-Droid é um repositório de apps alternativo (e necessário) à Play Store


A Google Play é o caminho oficial para se obter aplicativos para smartphones Android e, para a maioria das pessoas, essa a forma mais utilizada. Mas saiba que do SO do Google, sempre há alternativas. E uma das mais conhecidas é o F-Droid.

Suas funções básicas são idênticas às que temos no Google Play: podemos procurar por aplicativos, baixá-los, atualizá-los e nos informar sobre as alterações quando houver uma nova versão. Além disso, todo o conteúdo que é publicado no repositório é feito com licença GPL 3.0 , ou seja: o código é gratuito, aberto e pode ser consultado e modificado sem qualquer tipo de restrição. 

Tempos atrás, o F-Droid não era muito atraente, mas sua interface foi renovada deixando um visual mais clean e intuitivo. Usar este repositório tem vantagens, como não depender de uma conta do Google para usá-lo. Todo o conteúdo é gratuito e a única forma de pagamento que existe no F-Droid são as doações que podemos fazer aos desenvolvedores para que possam continuar trabalhando em seus aplicativos.

Ele também inclui alguns recursos muito interessantes e exclusivos, como a capacidade de instalar aplicativos sem ter uma conexão com a Internet. A única coisa que precisamos fazer é conectar o smartphone via Wi-Fi ou Bluetooth a outro telefone que tenha o F-Droid instalado e assim é possível baixar os apps que estão nesse celular.

Porque é importante ter mais de uma plataforma de aplicativos

Algumas considerações precisam ser levadas em conta. A primeira é caso um dia o Google deixe de gerenciar a loja de apps, seja por terceirizar ou mesmo por desistir dela. Um tanto improvável, mas não impossível. Outra hipótese é caso o Google decida assumir o controle absoluto da loja e, nesse caso, ter mais opções como o F-Droid, dá mais liberdade e diversidade para os usuários.

Outro ponto importante do F-Droid é que ele tem um aplicativo para nos ajudar a criar nossos próprios repositórios, de modo que, se o projeto morrer em algum momento, eles já forneceram as ferramentas para que todos possam gerar seus próprios acervos. Empolgado? Ainda tem mais: na versão atual podemos criar nossa própria loja e distribuir aplicativos. É simples de usar e não é necessário ter grande conhecimento para isso.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®