Acessibilidade em Foco!


Cinco recursos do primeiro Android que usamos até hoje


A primeira versão do Android apareceu em 2008. Era a Alpha, 1.0, e ainda não estava pronta para o público. A primeira versão comercial, a1.5, chamada de Cupcake, inaugurou em 2009 os nomes de doces no sistema e trouxe funções emblemáticas que usamos até hoje. Vamos conferir cinco delas.

Suporte a teclados virtuais

Parece algo trivial, mas antes de 2009 você só poderia usar o Android em um aparelho que tivesse teclado físico embutido. Eram aparelhos como o LG-GW620, Motorola Cliq e HTC Dream, que continuaram fazendo sucesso em linhas como a Milestone da Motorola, Desire da HTC e Cookie da LG.

Teclados virtuais fazem todo sentido nos aparelhos de hoje / Hoje em dia, é completamente comum digitarmos rápida e freneticamente nas telas de nossos smartphones com telas generosas, mas imagina teclar em uma telinha de 3.2 polegadas, resistiva ainda por cima?

Quando essa função surgiu, as fabricantes receberam o embalo necessário para desenvolverem melhor os displays de seus aparelhos, deixando-os maiores, mais definidos e com tecnologias de toque muito mais precisas. Ainda bem.

Suporte a widgets

Isso nem começou com o Android, mas foi o sistema da Google quem o popularizou. E se tornou tão útil que até a Apple percebeu sua importância e implementou nas últimas versões do iOS. Widgets são componentes que simplificam o acesso a outro programa.

O relógio que vemos em muitas UIs modificadas do Android é um widget. A barra de busca da Google, que pode ser removida, também é. E se você é um usuário mais hard de Android, usa widgets para bateria, informações do sistema, atalhos na configuração e páginas favoritas no navegador.

Até mesmo os que usam launchers como o Nova aderem a essa função que pode prevenir cliques desnecessários para conferirmos uma informação ou acessarmos uma função. Dá pra deixar sua home sem qualquer widget, mas muitos percebem que não vivem sem eles.

Gaveta de aplicativos

Essa é uma das funções que mais caracterizam o Android. Afinal de contas, até hoje o iOS, principal concorrente desse sistema, deixa todos os apps diretamente na home. Com essa gaveta, também conhecida como App Drawer, você deixa a home apenas para os widgets e apps que mais utiliza, arrumando e deixando com a sua cara.

Isso é especialmente útil hoje, dias em que o armazenamento é cada vez maior nos smartphones e dessa forma podemos abarrotar nosso aparelho de apps, fora os que já vêm instalados e não podem ser removidos.

Você passa facilmente de uma centena, e quando isso acontece, fica perdido no meio de tantos apps. Por isso, ter uma gaveta separada da home é uma mão na roda e permite uma organização ótima no dia a dia.

Bluetooth estéreo

Em um mundo em que as fabricantes estão removendo a conexão de áudio de cada vez mais produtos, uma conexão sem fio de qualidade em áudio é mais do que importante. Essa feature surgiu no Cupcake e por isso teve tempo de se desenvolver com qualidade até os dias de hoje.

Fones Bluetooth de alta qualidade são uma mão na roda

Dessa forma, mesmo sem a famigerada conexão P2, os entusiastas de música de alta qualidade podem usufruir de seus smartphones juntamente com fones de ouvido sem fio com tecnologia Hi-Fi, e até mesmo caixinhas de qualidade incrível.

Não é uma função que vemos na tela do smartphone, mas que fez toda diferença hoje em dia, e que ajuda a moldar os caminhos dessa tecnologia cada vez mais sem fios.

Rotação automática da tela

Mais uma função que parece simples, mas que não é. Em muitos dos aparelhos celulares que se diziam espertos antes da popularização do Android, não era possível girar a tela, muito menos de forma automática. E isso era muito contraprodutivo.

Hoje, você pode transformar seu aparelho, seja smartphone ou tablet, em um computador de mão, apenas apoiando ele na mesa ou em um teclado, e trabalhando de forma mais confortável na tela horizontal.

Essa lista traz apenas as funções mais importantes que encontrei, mas muitas outras implementadas no Android Cupcake seguiram até hoje, nas versão Oreo, e continuarão nas próximas versões, mesmo que um pouco diferentes e melhoradas. Usando o Android, você ajuda nessa evolução todos os dias?


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®